6 dicas de como atrair clientes online

Saiba agora como atrair clientes online de forma efetiva...

como atrair clientes online

Ainda hoje, muitas pessoas imaginam que apenas negócios situados integralmente no mundo digital se beneficiam com redes sociais, sites e técnicas relacionadas ao marketing digital. 

No entanto, todos os tipos de negócios — físicos e digitais — são capazes de usar de tecnologias para atrair clientes online.

É possível atingir a qualquer objetivo de vendas ou conversão com a internet: desde fazer alguém baixar determinado documento até orientar um grupo de pessoas a comparecer em um estabelecimento comercial físico.

Neste artigo, trouxemos 6 dicas sobre como atrair clientes online. 

Com elas, você poderá conquistar mais clientes e ver seu negócio crescer cada vez mais!

1) Entenda o funil de vendas

O marketing digital é o que embasa as técnicas para atrair clientes online. 

Dentro dele, há o conceito do funil de vendas. 

Para que você comece a atrair clientes online, precisará entender como ele funciona.

Conhecer o funil de vendas é recomendado antes mesmo de sua empresa ter um site ou páginas em redes sociais.

Não há um único modelo de funil de vendas com o qual podemos trabalhar, mas uma metodologia dentro de seu conceito chama bastante atenção por conta de sua alta eficácia: o modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação).

O modelo AIDA define as fases, ou etapas, pelas quais seus potenciais clientes passarão até se tornarem clientes fidelizados. 

Durante todas as fases do funil de vendas é importante que sua empresa trabalhe com o planejamento e criação de conteúdo digital. 

Os conteúdos digitais podem ser produzidos em diversos formatos, como vídeos, imagens, áudios e textos...

Abaixo, falaremos sobre cada uma das cada fases do modelo AIDA.

Atenção

Durante esta fase, o indivíduo ainda não conhece o seu negócio. Por isso, algo precisa atraí-lo. 

Se tratando de marketing online, conteúdos digitais em diversos formatos que resolvam problemas pontuais do espectador estão dentro dessa fase do funil de vendas.

A elaboração de títulos chamativos (e relacionados ao conteúdo produzido) para postagens, por exemplo, constitui um processo dentro da etapa de atração no funil de vendas.

Interesse

Você atraiu o seu potencial cliente. E agora? É preciso gerar interesse pelo que você oferece.

Dentro de um site ou rede social, esse interesse pode ser trabalhado por meio dos materiais disponibilizados ao leitor, por exemplo.

Pense no porquê de o leitor precisar de seus serviços ou produto e exponha isso a ele, mas não seja invasivo. 

Você pode convidá-lo, por meio de uma chamada em uma postagem que atraiu sua atenção, a consumir outros conteúdos em seu site.

Desejo

O interesse surgiu. Hora de promover o desejo.

Nesta fase, você precisará trabalhar a vontade por consumir algo; seu produto ou serviço.

O desejo é trabalhado por meio da introdução do seu produto ou serviço ao espectador. Aqui, ele sabe porque precisa deles e como eles melhoram sua vida.

Falar sobre sua empresa, e expor depoimentos (prova social*) compõem essa fase do funil de vendas.

*Prova social é um fenômeno psicológico que se refere à dependência das pessoas por feedbacks e pelas ações dos outros para determinar o que é certo e errado em uma determinada situação, segundo o UP2Place.

Ação

A ação define o próprio ato da compra ou consumo.

Aqui, o espectador já conhece sua empresa, serviços e/ou produto. Ele sabe que você é uma autoridade em seu nicho de atuação e confia em sua marca.

Faça uma chamada para ação (CTA), o convidando a clicar em um botão de compra ou de assinatura de newsletter, por exemplo.

Tenha em mente que o funil de vendas fornece uma base para sua estratégia de marketing para atrair clientes online.

O funil de vendas exige trabalho a médio e longo prazo. Trabalhar com ele é um processo gradual. 

Não há uma fórmula específica a ser seguida fornecida pelo funil de vendas. 

É preciso que você, ou algum profissional que tenha ampla visão sobre seu empreendimento, analise o contexto do seu negócio para definir cada tópico relevante dentro de sua estratégia.

2) Use SEO para atrair clientes online

Não adianta você querer manter um blog ou até mesmo páginas nas redes sociais se não souber o que é SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Em tradução livre: Otimização para Motores de Busca.

O conceito define o conjunto de técnicas que fazem com que conteúdos digitais apareçam com prioridade àqueles que tenham genuíno interesse neles.

Quando você faz uma pesquisa no Google utilizando um ou mais termos específicos, ele te mostrará conteúdos que foram feitos com base neste termo específico. 

Nesse caso, o que você digitou na barra de pesquisa é o que chamamos de palavra-chave.

Os conteúdos que aparecem primeiro, para os mecanismos de busca, são aqueles que melhor trabalharam as tais palavras-chave e questões técnicas ligadas ao desenvolvimento web.

Quanto mais alta a posição de um conteúdo, dizemos que mais alto é o seu ranqueamento.

As palavras-chave têm extrema importância dentro do SEO. 

Elas são definidas com base em pesquisas e não são formadas, necessariamente, por apenas uma palavra. 

Uma frase completa pode ser considerada a palavra-chave de uma pesquisa. 

Tudo depende do contexto.

O Planejador de Palavras-Chave do Google é uma ferramenta que nos auxilia a definir a melhor palavra-chave para cada assunto tratado em um blogpost ou nas redes sociais.

A própria Google elaborou um tutorial de como usar a ferramenta.

Além das palavras-chave, aspectos técnicos dos sites e blogs influenciam no ranqueamento de suas páginas, tais como:

  • usabilidade; 
  • uso de meta tags;
  • presença de links internos e externos;
  • qualidade dos conteúdos postados;
  • frequência de atualizações.

3) Avalie a presença de sua empresa nas redes sociais

Você já conhece o funil de vendas. A partir de então, é a hora de escolher em quais canais você estará presente na internet para atrair clientes online.

As redes sociais são um ótimo ponto de partida. No entanto, dependendo do seu nicho de atuação e público-alvo, redes sociais diferentes te ajudarão a conquistar mais clientes online.

Primeiramente, defina características elementares de seu público-alvo, tais como:

  • gênero;
  • idade;
  • classe social;
  • interesses.

Após definir tais características, veja quem geralmente utiliza cada rede social. 

Dessa forma, você poderá escolher com maior precisão com quais redes sociais trabalhará.

Abaixo, mostramos a relação dos usuários das principais redes sociais disponíveis atualmente. Os dados foram obtidos junto ao Pew Research Center.

Facebook

Em geral, o Facebook é usado por pessoas de 25 a 29 anos.

Esta é a rede social mais utilizada por pessoas com 60 anos ou mais.

O Facebook permite a criação de conteúdo em diversos formatos, como vídeos, imagens e textos.

Youtube

O Youtube, plataforma de vídeos, atinge a usuários em várias faixas etárias, ficando na média dos 15 a 25 anos.

Estima-se que mais de 80% das pessoas de classe-média alta o utilizem.

Instagram

O público do Instagram geralmente é mais jovem, estando na faixa que vai de 18 a 24 anos.

Mulheres utilizam mais o Instagram do que os homens.

Esta rede social é bastante visual, focada em imagens e vídeos curtos.

Twitter

Seu público tem de 18 a 24 anos. Há mais homens do que mulheres no Twitter.

Esta rede social é dedicada a pequenos posts, com até 280 caracteres, sendo ideal para influenciadores digitais e pessoas físicas.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social voltada aos negócios. Ela é ideal para fazer networking e captar clientes na modalidade B2B.

Possui um público amplo que, em geral, tem entre 25 e 29 anos.

Snapchat

Esta é uma rede social composta basicamente por jovens de 18 a 24 anos. Ela funciona à base de imagens e vídeos curtos.

No geral, o Facebook, Instagram e Youtube são as redes sociais mais utilizadas para atrair clientes online.

4) Atraia clientes online com um blog

Blogs são uma excelente forma de atrair clientes online, por meio de textos. Para ter um blog, é preciso que você tenha um site.

Há diferença entre site e blog? Sim.

O site é composto pelo conjunto de páginas da web, com hospedagem e domínio próprios, relativos à sua empresa. Páginas como Início, Quem Somos, Serviços, Blog e Contato constituem um site.

O Blog é uma seção dentro do site destinada à postagem recorrente de conteúdos relevantes.

As pessoas encontrarão o blog de sua empresa quando pesquisarem por termos específicos, as palavras-chave, no Google ou em outros mecanismos de busca. 

Aqui, trabalhar com base em SEO é muito importante.

Ao produzir os textos para o blog de sua empresa, tenha sempre em mente o conceito de funil de vendas.

5) Fale sobre seu negócio

Tanto suas redes sociais como seu site precisam ter perfis completos sobre sua empresa. 

No caso das redes sociais, isso inclui:

  • foto de perfil;
  • biografia/descrição;
  • informações de contato;
  • endereço (quando for o caso);
  • links relevantes.

Em relação ao site de sua empresa, é de extrema importância que ele tenha duas páginas específicas: Quem Somos e Contato.

Na página "Quem Somos", fale sobre sua empresa. Conte um pouco sobre seu surgimento, há quanto tempo está no mercado, quais suas missões, valores e visão.

Na seção de "Contato", deixe links para suas redes sociais, endereço de e-mail e telefone para contato.

Você também pode aproveitar e elaborar um formulário de contato na própria página.

6) Invista em tráfego pago

Tráfego pago são os famosos anúncios. Na internet, eles são geridos por intermédio de plataformas próprias para sua publicação, como a Google Ads.

Para que um anúncio de qualidade seja veiculado, é necessário ter em mãos informações relativas ao público-alvo de sua empresa e definir as palavras-chave que o constituirão.

Anúncios podem ser criados para atingir vários objetivos, não somente a venda. 

Você pode veicular anúncios para conseguir mais visitantes no site ou canal de sua empresa, ganhar curtidas nas redes sociais, conseguir dados via formulários, etc.

O tráfego pago funciona bem como estratégia de curto, médio e longo prazo.

Conclusão

Atrair clientes online é um processo gradual. Há casos nos quais postagens viralizam e geram muita visibilidade às empresas responsáveis por elas, mas eles são uma exceção.

Independentemente de qual seja o canal que você escolher para distribuir os materiais aos seus potenciais clientes, invista tempo e recursos no planejamento e produção de conteúdos relevantes, com alta qualidade.

Esteja ciente de que a maioria das estratégias de marketing online citadas ao longo do artigo funcionam a médio e longo prazo.

Melhorando a presença de sua empresa na internet, além de ter um meio para conquistar mais clientes, você estará fortalecendo seu relacionamento com aqueles que já te conhecem, gerando fidelizações.

A produção de conteúdo digital é um dos pilares da sua presença online...

O que achou deste artigo? Ficou com alguma dúvida? Diga para nós por meio dos comentários!


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